PERFIL

Uma GESTORA que INSPIRA

Ser gestora em uma empresa pública e centenária tem um significado especial, principalmente nos tempos de hoje que, cada vez mais, se debate o empoderamento feminino. Adriana Ribeiro de Santana, Diretora do Administrativo e Relações Trabalhistas da AGECEF/SP, foi promovida recentemente ao cargo de Gerente Administrativa e fala sobre os desafios e virtudes de ser uma Gestora CAIXA.

TRAJETÓRIA NA CAIXA – O ingresso de Adriana na CAIXA não foi planejado. Ao concluir o ensino médio em 1998, prestou concurso como um teste, apenas para saber como se sairia. E se saiu bem! Foi aprovada e convocada no ano de 2001 quando já não se recordava mais da prova realizada. À época, atuava na área de Educação, de sua formação acadêmica.

Com nove anos de atuação na Empresa, Adriana tornou-se gestora em 2010, aos 30 anos de idade. A vontade de atuar na gestão, segundo ela, surgiu aos poucos: “ingressei na Agência Itaquera, grande, super movimentada e com os mais diversos desafios. No começo assustou, mas depois foi uma escola”. Nesta Unidade, passou a ser técnica de fomento, quando se interessou pelo trabalho com habitação.

Por conta de um grupo de trabalho, Adriana foi transferida para a SR Penha, o que hoje seria a sala plataforma: “a visão dos dois lados do trabalho foi que me impulsionou a querer ser mais. Da SR, passei à Agência Suzano como gerente Pessoa Física. Não tenho dúvida de que o trabalho realizado na Superintendência foi fundamental para essa conquista. Nunca duvidei da minha capacidade. Confesso que até briguei algumas vezes tentando prová-la”.

UMA MULHER QUE NÃO FOGE AOS DESAFIOS – Sobre dificuldade por ser mulher, a gestora revelou que esta é uma questão complicada. Apesar de ter tido várias gestoras mulheres, não via representatividade na CAIXA: “sou mulher e negra, e conto nos dedos de uma mão outros ou outras colegas na mesma posição ou acima. Qualquer coisa que você se disponha a fazer, sem referências, fica muito mais difícil, mas, para mim, trabalho e insistência são as respostas!”.

Respostas estas que não deixam dúvidas. Recém-promovida a Gerente Administrativo, Adriana está no banco de habilitados à gerente geral. Ela contou que o convite surgiu a partir de uma entrevista que requisitou à sua superintend ência com objetivo de expor seu trabalho e sua disposição para exercer novas funções: “é um trabalho novo, mas sei que aprenderei muito e me ajudará no crescimento profissional que eu sempre busco”.

UMA MULHER QUE REPRESENTA E INSPIRA – Associada AGECEF/SP desde julho de 2016, Adriana disse que conheceu o trabalho da Associação por meio de um amigo também gestor da CAIXA: “Ao conhecer o trabalho da entidade, acreditei que seria capaz de ajudar os colegas gestores a realizar, da melhor forma, esse trabalho – missão que não é fácil”. Com poucos meses de associativismo, aceitou o convite para fazer parte da Chapa Renovação & União, que elegeu a atual diretoria. O que a motivou a engajar-se nessa luta foi o momento delicado pelo qual a Empresa passa. “As exigências aos profissionais da CAIXA estão cada vez maiores. Estar mais próximo de quem busca melhorias aos gestores de modo geral e em especial neste momento de transição, foi o que me motivou”.

UMA MULHER ATUANTE E PARTICIPATIVA – Sobre as contribuições que as associadas podem trazer ao Movimento Gerencial para que sejam representadas, Adriana foi pontual: “Participação é a palavra. De modo geral, nós escolhemos nossos representantes e esperamos que eles resolvam tudo por nós. Esquecemo-nos de cobrar ou de dar sugestões. Os gestores tem que participar mais, acompanhar os acontecimentos, sugerir. Somente assim, tomamos conhecimento do que ocorre para atuar no que for possível”.

iwc replica watches iwc portuguese chrono replica iwc portofino replica iwc ingenieur replica iwc big pilot replica