QUEM SOMOS

UM POUCO DE HISTÓRIA...

A AGECEF/SP é uma Associação de Classe que congrega os "gerentes e gestores" da CAIXA, em todos os níveis e áreas de atuação, objetivando fortalecer e representar esse segmento profissional e aprimorar a própria empresa.

Sua principal área geográfica de atuação é formada pelas regiões geo-políticas conhecidas por Grande São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Litoral Norte; o que não a impede de ter, como efetivamente tem, associados e dirigentes em vários pontos do estado e até do país. Fundada em 04 SET 1990, desde o começo tem prestado relevantes serviços aos associados nas áreas de Formação Profissional, Comunicação, Assessoria Jurídica, Promoção de eventos sociais, festivos e esportivos, Intercâmbio com entidades congêneres.

Representação da categoria junto aos poderes constituídos e Ações voluntárias de ajuda comunitária.

Tem sido também uma alavanca na ampliação da participação política não só dos gerentes e gestores como de todos os economiários. Já participou de movimentos em apoio a candidatos a cargos representativos dos empregados (DIREP CAIXA e FUNCEF, ONG), em campanhas democráticas como a “Pró-impeachment” de Fernando Collor, bem como de candidatos vitoriosos à Assembléia Legislativa de SP, Câmara Federal, Senado e cargos executivos nos níveis municipal, estadual e federal.

Participando de forma suprapartidária, a AGECEF/SP envolve-se em questões políticas com o objetivo de fortalecer a representação dos economiários e da própria CAIXA junto aos poderes Legislativo e Executivo.

HISTÓRICO DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO QUE RESULTOU NA AGECEF/SP

Já nos idos de 1975/76, alguns então chamados Gerentes de Agência, começaram a se reunir no Salão Nobre (4º andar) do prédio da então “Filial” São Paulo (comando de todo o estado) da CAIXA, lá na Praça da Sé, independentemente de serem convocados pela alta-administração, para conversar sobre suas dificuldades de trabalho, fato surpreendente para a época!

Colegas do interior chegavam a viajar centenas de quilômetros p/ participar voluntariamente de tais encontros.

Alguns que participavam dessas reuniões, ainda até recentemente atuavam na CAIXA e militavam ou ainda militam na AGECEF/SP ou em entidades congêneres, como JOSÉ GIONGO, PAULO STOLER, RENATA MAROTTA, JOAQUIM ROBERTO, CARLOS BENTIVEGNA, GILBERTO ROGÊ FERREIRA, LAURA GATTI VITRAL, JOSÉ EGBERTO, JOSÉ CARLOS, CARLOS AFFONSECA, entre outros.

Mais tarde iniciou-se as experiências das Agências Regionais, as precursoras dos hoje Escritórios de Negócios. Tal sistema, aos poucos foi distanciando os gerentes de regiões diferentes, mesmo que muito próximos geograficamente (muitas vezes no bairro ao lado). Acabaram-se as reuniões, inclusive as oficiais de todos os Gerentes do estado.

Por volta de 1984/85, alguns colegas voltaram a se reunir e conversar.

As reuniões de Gerentes para a implantação do sistema de “Regionais” no interior do estado que, bastante atrasada, ocorria àquela época e o movimento que reivindicava o

reconhecimento da nossa condição de bancários, movimento que passou para a nossa história com o sugestivo nome de “6 HORAS JÁ!”, ajudou o retorno às conversas sobre alguma forma de organização e união. Tínhamos como inspiração o Clube de Gerentes do Paraná, porém imaginávamos uma entidade mais voltada para a defesa dos interesses da categoria.

Infelizmente a então Administração Maior da CAIXA (em nível estadual) não entendeu, imaginou coisas e acabou penalizando membros do grupo. O movimento esfriou e o assunto ficou engavetado por algum tempo.

Alguns anos e algumas baixas depois, aproveitando novos tempos e respirando-se ares um pouco mais democráticos, com alguns membros remanescentes, o movimento renasceu. Era 1990. Organizado, o novo movimento efetuou reuniões e convidou representantes por Região para conversas e decisões. Havia apoio de Gerentes Regionais e Operacionais (oriundos de agências), e alguns até participavam da liderança. Um grande incentivador era o colega JOSÉ CARLOS BARBOSA, então Gerente Operacional, que participava ativamente.

Nessa época a então Filial SP da CEF já havia sido dividida em 3 grandes regiões geográficas, denominadas Superintendências Regionais (SUREG), denominações complementadas pela siglas que indicavam a cidade sede: SP (São Paulo), CP (Campinas) e BU (Bauru), razão das AGECEFs SP, CP e BU (esta, depois SP-INTERIOR).

No dia 04 de setembro de 1990, no 21º andar do Edifício Torre Sul, na Av.

Rolex Replica Watches
Paulista, 1842, S.Paulo, aconteceu a primeira reunião, de uns poucos colegas, que deu a arrancada para a posterior formação oficial da AGECEF/SP. A data ficou como a da “fundação” da nossa Associação.

Estes são os 21 colegas que ajudaram a formar nossa entidade, naquela oportunidade: