PERFIL

Liderar por meio do conhecimento, inovação e mobilização!

Dedicação e excelência profissional são marcas do nosso entrevistado desta edição, Augusto César Merey Vilhalba, atual Superintendente da SR Pinheiros. Com 47 anos de idade, sendo 27 deles dedicados à CAIXA, o mato-grossense de Ponta Porã traçou, por meio de muito trabalho, uma jornada inspiradora dentro da Empresa.

Com notório talento para liderar, fez pós-graduação em Comércio Exterior com Ênfase em Empresa de Pequeno Porte, possui MBA em Gestão Empresarial e em Administração Estratégica com Ênfase em RH e Finanças.

Como tudo começou

Seu ingresso na CAIXA foi em abril de 1989, na Agência Centro Campo Grande (MS). Desenvolveu carreira desempenhando as funções de Caixa Executivo, Supervisor, Gerente e Gerente Geral em Agências da região. Atuou como Assistente de Planejamento e Gerente Regional na SR Mato Grosso do Sul.

Novos rumos, novos desafios, novas conquistas

Em 2008, veio para São Paulo designado a assumir a SR Santo Amaro, seguida da SR Penha, em 2012, até assumir neste ano a SR Pinheiros. Foram inúmeros os desafios superados dentro da Empresa, que possibilitaram conquistas memoráveis, em momentos-chave para o País como mudanças de planos econômicos e inclusão de programas sociais de bolsas e habitação popular. “Das experiências locais, destaco a participação com a equipe da SR Santo Amaro, na implantação da estratégia de atendimento a grandes empresas, com reflexo positivo na rentabilidade. Na SR Penha, enfatizo a grande ampliação da rede em tempo recorde, com implicações benéficas no atendimento e na produção de varejo da região”.

O futuro se faz agora

Sobre os objetivos atuais, o Superintendente aponta que, após um cenário de rápida expansão de participação de mercado e de rede física, busca manter e ampliar os resultados, com foco na rentabilidade das operações, aproveitando as oportunidades nos novos negócios. Na imensa base de clientes, cultiva, com o portfólio, o acréscimo nos níveis de relacionamento. Vilhalba destaca ainda, em sua gestão, a atenção especial aos índices de adimplência, iniciando na originação do crédito com gerenciamento diária da carteira.

Para uma liderança efetiva, considera imprescindível o alinhamento com os princípios e diretrizes da Empresa, por meio da análise da área de atuação, recursos disponíveis, potencialidades e gaps de conhecimento da equipe, seguido de orientação e desenvolvimento. “Um líder precisa de conhecimento estratégico da operação e dos recursos aliados à capacidade de inovação, além de ser mobilizador“.

No Movimento Gerencial

Foi Associado da AGECEF/MS e é recém-associado em São Paulo. Filiou-se ás Entidades a fim de corroborar a parceria em prol das ações de desenvolvimento dos Gestores na capital paulista. Sua expectativa é a “continuidade de ações como o curso de Gestão e Liderança, CPA 20 e demais treinamentos de interesse dos Associados”. Quanto à relevância das AGECEFs e da FENAG para a CAIXA. Vilhalba declarou que entende a atuação como catalisadores das expectativas e necessidades dos seus associados, promovendo o diálogo com a gestão, em prol do sucesso e perenidade da Empresa.