PERFIL

A MARATONA DE MAIRTON NEVES, PRESIDENTE DA AGECEF/CE

Gerente Geral da Agência Juazeiro do Norte/CE, Instrutor da CAIXA e Presidente da AGECEF/CE. Mairton Antonio Garcia Neves também é coach, atleta e rotariano. “Uma jornada abençoada”, define seus quase 28 anos de Empresa. Três meses após seu ingresso, tornou-se Caixa Executivo na Unidade Jaguaribe e, em 1996, assumiu a gerência da Agência Juazeiro: “Foi um grande aprendizado”. Desde 2006, é Instrutor Estratégico. Há mais de 16 anos, filiou-se à Associação de Gestores do Ceará. Foi Diretor Regional, Vice-Presidente e hoje preside “buscando melhores condições de trabalho aos Gestores e demais empregados da CAIXA e defendendo-a como Instituição”. Participou da criação dos Jogos Caixa Ceará Sul, que na 10º edição reúne 700 empregados e familiares.

Como é o Projeto Líder Coach CAIXA – Potencializando Gestores, que você idealizou?

Criamos, eu e três Instrutores também coachs profissionais, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento dos Gestores da Empresa. Elaboramos uma ação educacional e levamos a três regiões do Ceará, aplicando o método de Coahing. Participantes foram promovidos, outros têm planos de crescimento na Empresa e todos possuem uma “missão de vida definidas”. Há ações em parceria com a Meta Crucialmente Importante da Saúde – MCI, pioneira no Brasil, com 150 Gestores praticando atividades físicas regulares e encontros pelo WhatsApp (baseado no livro “As 4 Disciplinas da Execução”), entre outras ações.

Além de Administrador especialista em Finanças e Negócios, como atua como coach?

Sou formado pela Sociedade Brasileira de Coaching onde também sou sócio e participei do Fórum Internacional. Como Gestor e Instrutor, preparo meus sucessores. Atuo com coaching para empregados CAIXA e para o mercado. Planejo materializar minha missão de vida de “tornar o mundo mais consciente e contribuir para elevar o amor, a prosperidade e a esperança entre os humanos”.

Como participou da Seleção Cearense de Salto em Distância e dos Jogos da Fenae?

Aos 26 anos, me descobri como atleta quando treinava para os Jogos da Fenae. Fui Campeão nos 100 metros e 200 metros rasos e no Salto em Distância invicto por mais de 12 anos. Na Seleção Cearense de Atletismo, fui Campeão Cearense e Norte Nordeste no Salto em Distância, Salto Triplo e Revezamento 4 X 100.

Como você exerce a liderança em outros grupos socioculturais?

Há quase cinco anos faço parte do Rotary Club do Crato, onde aplico meu aprendizado de vida por uma causa maior, contribuindo com comunidades e obtendo retorno em satisfação e plenitude. Fui Presidente em 2015/16 e sou Governador Assistente de um dos Distritos.

Com uma rotina profissional intensa, como possui disposição e tempo para o esporte?

Faz parte da minha vida. Ter uma vida boa, para Martin Seligman, envolve manter mente, corpo e espírito em equilíbrio. Na minha jornada diária, sempre disponho de tempo para manter este tripé, que me conserva firme, produtivo, feliz e otimista com a vida.

Que benefícios esses hábitos trazem ao seu desempenho profissional e vida pessoal?

É parte da essência da minha busca terrena. Contribui com a vitalidade, o entusiasmo, a saúde e bem-estar, e ajuda a inspirar as pessoas que estão na mesma busca.

Quais os projetos em curto e médio prazos?

Estou implantando o Projeto de Coaching – Florescimento Humano na Agência Juazeiro do Norte e pretendo levá-lo a outras Unidades, a uma escola pública no Município do Crato e ao bairro onde nasci, em Campos Sales/CE, sem custos, além de empresas e pessoas pelo País. Ainda faremos uma grande ação aos Associados da AGECEF/CE.

Que incentivo você dá aos Gestores para buscarem por mais qualidade de vida?

Defina prioridades em sua vida e seja uma delas. Olhe adiante e planeje o que fará dos próximos anos. Isto dará combustível para viver uma vida plena, focada no que realmente importa. O Equilíbrio “mente, corpo e espírito” é essencial. Descubra seus valores pessoais, defina um propósito a sua vida e contribua com a vida de alguém. Isso traz felicidade, busca de todos nós.