PERFIL

Uma gestão pautada no papel social e desenvolvimento da CAIXA

Com uma trajetória na CAIXA norteada pelo comprometimento e talento para gerir equipes com os mais variados perfis profissionais, o Superintendente da SR Paulista, Paulo José Galli, formado em Gestão Financeira, casado, de Jundiaí, é o entrevistado da editoria Perfil desta edição.

Seu ingresso na empresa, em 1983 foi para ele uma grande conquista e uma excelente oportunidade de desenvolvimento, tanto no âmbito profissional, quanto na vida pessoal. “Vislumbrei um futuro, onde poderia consolidar a minha carreira. Na CAIXA exerci todas as funções: fui caixa executivo, supervisor, gerente e, posteriormente, gerente geral”, relata.

Com a implantação de um projeto importante na história do banco, o PRC, em meados da década de 90, houve um processo de horizontalização e descentralização dos negócios da CAIXA, com a criação dos antigos Escritórios de Negócio, hoje denominados SRs. Paulo foi designado, através de processo seletivo, a assumir a função de Gerente de Mercado (atual Gerente Regional), em Jundiaí/SP.

Posteriormente, foi convidado para a criação da GIDUR/SP, tornando-se o primeiro Gerente desta Unidade. Assumiu a sua primeira Superintendência – sendo ela nacional – de Parcerias e Desenvolvimento Urbano – SUDUP (já extinta), em Brasília, onde permaneceu por 3 anos.

Em 2007 retornou à rede, passando pelas SRs Vale do Paraíba, Campinas e Paulista, onde permanece até os dias atuais.

Os desafios frente à uma SR – As diversas transições de Paulo Galli demandaram grandes responsabilidades, afinal, exercer um cargo de gestão em uma das mais importantes instituições do país requer muita dedicação e também um olhar humano, tendo em vista sua intensa atuação social e fomentadora de programas como Bolsa Família, FGTS, Seguro Desemprego, PIS, dentre tantos. “Também somos um banco repassador de recursos públicos do Governo Federal para todos os governos Estaduais e Municipais. Isto nos permite um contato próximo com as instâncias de governo, principalmente com as prefeituras locais. Então, além dos resultados negociais da rede, temos que buscar uma representação institucional no território, o que requer participação ativa do Superintendente”, explica

Dentre os diversos projetos implantados no decorrer de suas gestões Galli destaca a implantação das Gerências de Desenvolvimento Urbano – GIDUR, um processo inovador, aplicado no início dos anos 2000. A iniciativa possibilitou a centralização das análises técnicas de engenharia e trabalho social dos planos de habitação das construtoras, além do repasse e financiamento às prefeituras e órgãos públicos. “Na Paulista, estamos desenvolvendo em parceria com a GIPES um programa de capacitação em todos os níveis da SR, desde os técnicos bancários recém admitidos até as funções de gestão, tais quais: supervisores, gerentes, gerentes gerais e da própria SR. Entendo que uma das principais missões de gestão da empresa hoje é a preparação de sucessores e a qualificação dos colaboradores”.

Prestes a completar 32 anos de CAIXA, o Superintendente enriqueceu sua carreira com importantes aprendizados, através do trabalho em conjunto com diferentes perfis de gestão. Galli considera essencial para um bom líder gostar de lidar com pessoas e respeitá-las. Em sua concepção, este é o principio basilar para o Gestor realizar um trabalho profícuo, pois uma instituição como a CAIXA é 100% pública e possui o papel de servir a população com uma metodologia de trabalho organizada, atendimento adequado e cumprimento de metas com qualidade e sustentabilidade visando à perenidade da empresa.