Nota de repúdio a ataques aos empregados da CAIXA pela imprensa


As Associações de Gestores da Caixa Econômica Federal de Campinas, São Paulo e de São Paulo Interior (AGECEF/CP, AGECEF/SP e AGECEF/SPI) vêm a público manifestar sua profunda indignação quanto aos recorrentes e violentos ataques por parte de alguns veículos de comunicação paulistas específicos em rede nacional contra os empregados da CAIXA.


As críticas referem-se aos relatos dos crescentes volumes de cidadãos que vem se dirigindo às redes de atendimento do banco em virtude dos pagamentos do Auxílio Emergencial e reclamações da própria população devido à recusa da concessão do benefício por motivos inúmeros que não são da alçada da CAIXA como inconsistência de informações no banco de dados oficial que, sabe-se, é processado pela DataPrev, exemplificativamente.


Logo, ressalta que somente compete à CAIXA a função de ente operadora e pagadora dos valores dos referidos benefícios não sendo de sua responsabilidade a análise de mérito dos cidadãos requerentes, ou seja, as críticas a ela dirigida em virtude dos benefícios indeferidos são atribuídos injustamente, afinal não são os empregados da CAIXA que deferem ou indeferem pedidos. Agem em conformidade com os dados que lhes são repassados por outros órgãos governamentais.


Ressalta que, seus empregados tem pautado sua conduta, desde o início da pandemia, com zelo e risco a saúde e segurança, sempre com o firme propósito de garantir que políticas sociais compensatórias cheguem aos destinatários, esta é, por sinal, a forma que sempre desempenharam suas atividades junto à CAIXA.


Ainda, reiteram a imensa dedicação em atender a população com respeito e eficiência, uma vez que compreende, defende e assume a missão social do banco público como agente social de fomento às políticas públicas em atendimento, sobretudo em momentos de extrema dificuldade, àqueles menos favorecidos. Tal comprometimento reflete-se de modo evidente na abertura das agências aos sábados, feriados e horários estendidos aos habituais, já que também operam exclusivamente no atendimento aos demais benefícios sociais como seguro-desemprego, FGTS, PIS/PASEP, BPC, agente financeiro de infraestrutura urbana, moradia, entre outras operações financeiras de mercado, especialmente no que concerne ao suporte a micros e pequenas empresas.


Lembram também que se tratam profissionais pais, mães e filhos que deixam a segurança de seus lares e se arriscam para prestar serviços de qualidade à população enquanto a grande maioria se recolhe na proteção de suas residências conforme ordens de órgãos públicos internacionais em todo o mundo. Logo, estes se fazem tão dignos quanto aos profissionais da saúde, da segurança e da imprensa no reconhecimento e valorização de sua coragem, compromisso e ética com que vem atuando para amenizar a crise socioeconômica gerada com a pandemia.

Diante do exposto, aproveita para manifestar a indispensabilidade da atuação responsável da imprensa na garantia da democracia, com profissionalismo e ética devidos, e apelar a todos os profissionais formadores de opinião, notadamente os que não atentaram parar os aspectos aqui descritos, que reavaliem e reconsiderem seus juízos manifestados tão depreciativos e injustos contra a honra de milhares de empregados da CAIXA no exercício de suas funções no banco.


AGECEF/SP

AGECEF/SPI