Especial Gestores

FAZER PARTE DE SONHOS NOS MOTIVA.

Atuamos em uma região extremamente carente, com uma das maiores densidades demográficas do País. É normal chegarmos à unidade antes das 9h e encontrarmos até 200 pessoas aguardando pela abertura. Desde a divulgação do calendário das contas inativas, a procura vem aumentando. Já atendemos quase mil clientes num só dia. Precisamos ser ágeis, para que todos sejam atendidos. Assustou um pouco a equipe no início e precisei atuar forte.

O mais difícil foi definir e disseminar como não desfocar dos negócios. Uma das primeiras ações foi direcionar empregados de todos os segmentos para reforçar o atendimento. É uma oportunidade para novas abordagens negociais. Nosso maior desafio, o atendimento, focou os valores maiores de saque a pagamento de dívidas com a CAIXA e aquisição de produtos. Perguntamos aos clientes o destino dos valores para ofertamos. A grande maioria são inferiores a 1 mil reais. Muitos deles vêm caminhando de longas distâncias por falta de recursos financeiros e nosso papel social impera. Efetuar o pagamento de qualquer valor a eles tem motivado mais a equipe. Notamos os brilhos nos olhos em poderem realizar sonhos. São histórias que nos tocam: a filha que pediu para comprar mortadela, a família que comemorou o saque num restaurante e o homem, prestes a ser despejado de onde mora, que chorou por poder pagar os alugueis atrasados. Fazer parte desses sonhos motiva a todos. A valores médios, oferecemos seguros de vida, capitalizações e planos de previdência. Nos mais elevados, temos retido a maioria em produtos de captação com a atuação gerencial. Sem dúvida, o ponto chave de bons resultados é a recepção eficiente ao cliente.

Nossa liderança é fundamental para tranquilizar a equipe. Manter a serenidade, principalmente nas dificuldades é essencial. É como um barco numa tempestade. O comandante não sairá dela sozinho, mas se a tripulação não confiar no comandante, não fará sua parte e não será superada. Ter o equilíbrio entre nosso papel social e a necessidade negocial da empresa, e estar sempre pronto para o próximo desafio!