Artigos sobre Saúde e Bem-Estar

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E O AUTORRESPEITO

Neste mês de SETEMBRO AMARELO, corroborando a prevenção do suicídio, elenco sobre o assédio moral, cada vez mais, recorrentes, principalmente, nas relações hierárquicas dos ambientes empresariais, sendo atualmente um dos mais impactantes disparadores das doenças mentais ocupacionais.

O assédio moral é entendido como uma forma abusiva em que uma pessoa desenvolve ações acarretando no prejuízo psicológico do outro que sofre o abuso. Geralmente, nos relacionamentos profissionais, ocorrem com pressões e cobranças por mais produtividade e alcance de metas.

Entretanto, o ato de se autorrespeitar é um meio de perceber alguma situação desagradável e, consequentemente, impor limites à pessoa abusadora, a primeira atitude em prol da busca pela gentileza mútua.

Cito aqui alguns exemplos muito comuns de assédio moral nas relações trabalhistas:

* Humilhações públicas;
* Comentários maldosos;
* Elevação do tom de voz;
* Exclusão social;
* Exploração na jornada de trabalho;
* Indiretas;
* Inferiorização;
* Acusações;
* Boatos;
* Humilhações;
* Subestimação da capacidade do profissional;
* Omissão de informações relevantes;
* Impossibilitar promoções;
* Dentre outros.

Ao se sentir abusada, o profissional subordinado sente sua autoestima rebaixada, se desmotiva em relação às atividades rotineiras, silencia-se gradativamente, passa a realizar as tarefas de forma individualizada evitando as relações, passa a ausentar-se de suas responsabilidades, etc. Estas ações causam sérios transtornos como: estresse, Síndrome do Pânico, Depressão, Síndrome de Burnout e até o suicídio, assim como outras doenças psíquicas e físicas.

Se você já passou ou está vivenciando um assédio moral, perceberá na insatisfação em relação ao abusador. Logo, retirar-se do abuso manifestando os limites da relação é uma das formas possíveis de evitar o desrespeito mútuo. Compartilhar a gentileza é uma atitude agregadora à qualidade de vida diária e da promoção da saúde mental.

E você, já fez uma gentileza hoje?

Katie Borteze é psicóloga em consultório particular há mais de dez anos, atuante na cidade de São Paulo, onde realiza atendimentos a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. Também é psicodramatista didata realizando supervisão a psicoterapeutas e autora de livros na área da psicologia.