Artigos sobre Saúde e Bem-Estar

Como a Nutrição pode ajudá-lo a ter um Natal mais saudável

As festas de final de ano estão chegando, e com elas, as guloseimas e tentações características da época, que nos levam a comer além da conta, sobrecarregar o metabolismo e aumentar o peso corporal.

Comer, além de uma necessidade, é um prazer. Não tente fazer “dieta”, acredite, não vai dar em nada! No mínimo ficará mal-humorado. Para quem faz ceia em casa, não “belisque” durante o preparo dos pratos. Mantenha as refeições habituais, bem fracionadas, completas, não ficar de jejum por muito tempo, ajuda na saciedade.

Planeje os cardápios e adapte as receitas tradicionais para reduzir gorduras, açúcares e sal (em excesso, fazem mal à saúde), presentes em pratos típicos, como o Tender, Pernil, conservas e sobremesas.

Adote carnes magras: aves sem pele, lombo, peixes; saladas coloridas de folhas, legumes, frutas da época, castanhas e frutas secas (cuidado com estes são calóricos); consuma bebidas à base de sucos de polpa de frutas, modere nos refrigerantes e bebidas alcoólicas. Não existindo uma doença que exija, não “pire” comendo tudo “light” e “diet”, adoçantes artificiais não são tão “legais” como todos pensam, cabendo mais comer alimentos tradicionais em menor quantidade. A cerveja é menos calórica do que os destilados, mas não abuse da quantidade e dos acompanhamentos.

Melhore o preparo dos pratos, evite frituras, empanados, queijos gordos. Abuse dos temperos naturais! Aposte em sobremesas à base de frutas, iogurtes magros, gelatinas sem cor, cacau ou alfarroba em pó, e pouco açúcar mascavo no lugar de refinado.

E quando “o olho foi maior do que o estômago?” Dietas conhecidas como “DETOX”, não são para todos, alteram a parte de líquidos corporais, podendo interferir na pressão arterial, doenças renais, e restringem demais o aporte energético, provocando sintomas indesejados. O mais importante é tomar líquido para ajudar na excreção dos produtos finais da metabolização dos alimentos, regular a hidratação e ajudar a digestão.

Pensando nisso, cito alguns alimentos interessantes: ÁGUA! Gengibre fresco, chás de cidreira e hortelã, melão, água de coco, couve manteiga crua, maçã, limão; reduza alimentos ricos em gorduras e carboidratos refinados, coma mais integrais. Não fique parado! Dance, caminhe, ande de bike! Cozinhar é um ato de amor. Inove! Festa não precisa ser sinônimo de comer mal e muito. O que te nutre é o que te move!

Dra. Alessandra Imaizumi Grisante

Especializada em Fisiologia do Exercício e atuante em Programas de Qualidade de Vida – CRN3: 20075

Visite a minha Fanpage: https://www.facebook.com/alenutricsportsaction?ref=hl