Artigos sobre Saúde e Bem-Estar

Os Benefícios de Cuidar da Saúde Medicina Preventiva e Preditiva

Trabalho, horas extras, faculdade, escola, atividades, família...

Afinal, nesse cotidiano tão movimentado em que vivemos, quem tem tempo de ir ao médico ou cuidar da saúde?

Nas últimas 2 décadas, os cuidados com a saúde se transformaram de uma fonte de orgulho nacional para uma das preocupações mais proeminentes dos Estados Unidos. O país gasta quase 2 trilhões de dólares anualmente com cuidados da saúde, e os custos continuam a aumentar a níveis próximos de uma crise nacional.

A nação precisa de uma nova maneira de pensar no sistema de cuidados da saúde. Ironicamente, a solução para a crise está em alterar o foco do sistema de cuidados da saúde para a saúde. É o que afirma Michael Porter, em seu livro Redefinindo os Cuidados com Saúde.

O Brasil não está muito diferente deste cenário, de acordo com OMS, aqui cerca de 10% do PIB nacional é destinado a gastos com saúde.

A ida ao médico ou preocupação com saúde nos dias de hoje se tornou algo que fazemos apenas quando estamos com algum tipo de problema ou desconforto. A medicina se tornou uma atividade reparadora e perdemos o conceito e noção da importância de se cuidar para prevenir doenças.

Um estilo de vida saudável que engloba alimentação balanceada, atividade física, gerenciamento de stress e muitos outros pontos, influencia não só no momento presente, mas colabora na prevenção de doenças e na garantia de uma longevidade saudável.

Já é comprovado por diversos estudos e pesquisas que o estresse, o sedentarismo e uma dieta desequilibrada são responsáveis por desencadear inúmeras doenças desde uma simples gripe, resfriado, problemas de má digestão, alterações de humor, até situações mais graves como doenças autoimunes, insônia, problemas de pele, doenças cardíacas e câncer.

Quando envelhecemos, naturalmente nosso corpo se torna mais vulnerável e suscetível a doenças, ao mesmo tempo, sua capacidade de autonomia e recuperação são reduzidas, ou seja, a recuperação de doenças se torna cada vez mais árdua e desgastante.

A gestão integrada da saúde segue uma linha de progressão, que se inicia em um estado de promoção da saúde, onde o indivíduo se encontra com saúde aparente e com maior autonomia, neste momento que é ideal o trabalho de otimização para um longevidade saudável. Caso o indivíduo não seguir neste caminho saudável, ele irá progredir na linha, passando para um estado em que descobre necessária a prevenção de doenças, neste momento é que se iniciam os gastos com saúde. A evolução deste estado resulta em doença aparente, e quanto mais grave é a doença mais o comprometimento funcional torna-se sistêmico e terapias de suporte sistêmico são mais necessárias, o que resulta na sinistralidade. Quanto mais a reta se desloca progressivamente mais recurso é dispendido para um retorno cada vez menor! O paciente fica com sua autonomia cada vez mais comprometida a cada internação, a cada intervenção.

A sinistralidade aumenta com a idade (pela maior prevalência de doenças crônicas), mas mais do que isso pelo desencadeamento dos fatores de adoecimento que estão abaixo do horizonte clínico, notadamente infecção subclínica e intoxicações. E é nisso que nós atuamos.

Então, por que não começar a se cuidar o quanto antes? Por que não adotar hábitos saudáveis antes de um diagnóstico preocupante? Por quê não focarmos na SAÚDE ao invés de focarmos na doença?

Cuide da sua saúde integral em todos os aspectos que ela engloba: físico, emocional, mental, espiritual, social e observe fatores como nutrição, gestão de stress, atividade física, saúde ambiental e estilo de vida. A finalidade desses cuidados não é só de curar, mas também de recuperar e manter a saúde, possibilitando uma ação preditiva, corrigindo a rota de colisão.

O quanto antes você começar maiores são as chances de você ter um futuro livre de doenças. Você pode fazer escolhas certas a partir de agora.

Reflita, repense, mude! E conte conosco para seu projeto de saúde integral e longevidade saudável.

Clínica Conceito Saúde

www.clinicaconceitosaude.com.br

Facebook.com/clinicaconceitosaude

Instagram:@clinicaconceitosaude

Rua Coronel Severiano, 1000

Bairro Tabajaras - Uberlândia / MG

(34) 3214-6747 | (34) 3084-4561 | (34) 99671-5861 | (34) 99204-9601

Dra. Clarissa é médica pela Universidade Federal de Uberlândia, especializada em Anestesiologia, membro ativo da AMBB, fellow em Clinical Nutrition pela BARM, pós-graduada em Nutriendocrinologia pela Faculdade de Saúde de São Paulo, pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN, membro da Sociedade de Oncologia Integrativa Americana (SIO / USA) e pós-graduada em Oncologia pelo Hospital Albert Einstein.