Com certeza, em algum momento da sua vida, quando tudo parecia estar tranquilo, de repente, você se deparou diante de um enorme desafio, se sentiu amedrontado e pensou em desistir. Então, se aconselhou com um familiar ou um amigo e se encorajou o bastante para enfrentá-lo. Esta decisão o levou a encarar novos obstáculos no meio do caminho e a se relacionar com pessoas que o auxiliaram e outras que o atrapalharam. À medida que você avançava, novos empecilhos surgiam. Você vivenciou vitórias e derrotas até que decidiu tentar pela última vez. Foi quando, finalmente, chegou lá e alcançou seu objetivo, conquistou o que tanto almejava e pelo que tanto lutava.

Todas as pessoas já passaram, estão passando e passarão por experiências assim. É a Jornada do Herói, uma tese de autoria do antropólogo estadunidense Joseph Campbell (1904 – 1987) que associa as narrativas históricas de grandes mitos, como Jesus Cristo, Moisés e Gautama Buddha, à trajetória cíclica das dificuldades que todos encontram durante a vida. Esta teoria também é aplicada nas narratologias da indústria cinematográfica mundial como a saga de Star Wars e trilogias clássicas como Indiana Jones e James Bond. Ao se recordar de suas experiências pessoais e observar as alheias, você certamente a identificará.

Aproveitando o gancho da palestra proferida no último ENAGECEF, acerca do tema, pelo professor Claudio Queiroz, GESTORES EM PAUTA abre espaço aos Gestores da CAIXA que, heroicamente, enfrentam inúmeros desafios todos os dias, relatarem suas próprias jornadas de heróis e heroínas.