ORGULHO DE SER GESTOR

AGECEF/SP tem espectro de atuação ampliada e efetiva

Nilson Moura, Presidente da Associação, faz uma avaliação do trabalho da atual Diretoria. Entre eles, destaca a defesa contra a precarização das condições de trabalho, a atuação junto às Agências e SRs e os novos projetos implementados na Entidade.

Quais foram os desafios desta gestão na AGECEF/SP?

A AGECEF/SP e o Movimento Gerencial não são sindicatos. Nossos representantes sindicais cumprem perfeitamente esse papel. Os Gestores contribuem apresentando propostas à campanha salarial, por exemplo. Outra função das AGECEF's é expor à CAIXA questões que aflijam o corpo gerencial. Também é nossa atribuição colaborar com a formação profissional, objetivando o encarreiramento dos Gestores. Essa foi a marca que nos propusemos implementar na FENAG e na AGECEF/SP.

Que outra questão foi uma aglutinadora de discussões neste período?

Apresentamos propostas que foram debatidas com a Empresa. Lembro-me de duas derradeiras questões que impactaram os Gestores. Primeiro, o registro de jornada de trabalho, que não tinham direito por uma interpretação errônea da CAIXA. Incluímos o tema nas discussões, sendo aprovado a nível nacional. Hoje, os Gerentes registram suas jornadas. Segundo, foi a alteração feita pela Empresa no RH 184 que versa sobre o descomissionamento. Após amplo debate com o movimento sindical, conseguimos sensibilizá-los e passou a ser tema central na última campanha salarial, levando a CAIXA a propor a criação de um Grupo de Trabalho para discutir o assunto. Não temos ainda uma solução definitiva, mas foi um importante passo.

O relacionamento da Associação com as Agências e SRs, nos últimos dois anos, avançou?

Sim. Contatamos diversas Unidades de Redes da CAIXA e Áreas de suporte operacional. Apenas ao lado dos Gestores, entendendo seus problemas, é possível realizar uma representação efetiva.

Como tem sido a atuação na região metropolitana da capital, Baixada Santista e Vale do Paraíba?

A AGECEF/SP abrange as SRs dessas regiões e suas Áreas Meio. Nesse período, visitei todos os Superintendentes e apresentei as propostas da Associação. Também ouvi críticas, sugestões e recebi apoio por nossa atuação.

Como vem sendo o desempenho em outras áreas de ação?

Uma associação deve representar seus associados e lhes trazer benefícios objetivos, percebidos como importantes por eles. Logo, firmamos parceria com a MasterClin, que tem mais de mil convênios pelo Brasil, agora estendidos aos Associados da AGECEF/SP.

Fale um pouco sobre os cursos para Gestores

Realizamos grandes parcerias, que precisam ser mais bem observadas pelos Associados: Fundação Dom Cabral, FIA/USP, Escola Saint Paul, cursos de CPA 10 e CPA 20 com a ProinvestTD, coach Álvaro Corrêa Júnior, exSuperintende da CAIXA, psicóloga Andressa Miiashiro e a nutricionista Alessandra Grisante. É papel fundamental de uma entidade associativa contribuir com a formação dos seus associados e é isso que buscamos nessas parcerias.

A Associação tem intensificado parcerias com instituições afins dos Gestores?

Sim, além de sermos filiados à FENAG, que propõe políticas de atuação a todas as AGECEFs, efetivamos parcerias com as entidades representantes dos engenheiros, arquitetos, advogados, da CAIXA e com a APEA/SP, com quem estreitamos relacionamentos participando dos eventos juntos e apresentando alguns dos nossos parceiros, como a RDC Férias.

A assessoria jurídica ampliou os atendimentos?

Temos um corpo de advogados para atuar nas causas trabalhistas e casos administrativos. São quatro escritórios que oferecem assessoria aos Associados da AGECEF/SP, lhes atendendo de forma única e objetiva.

O associativismo aumentou nos últimos anos?

Após o advento dos últimos PAA, sofremos uma baixa no quadro associativo, fator também percebido nas demais Entidades. Porém, neste ano, intensificamos a atuação e já percebemos um grande contingente de Gestores se associando à AGECEF/SP, no entanto precisamos reforçar. Com uma Diretoria composta por uma nova geração, também será capaz de trazer esses novos profissionais da Gestão à Associação.

Qual foi a maior vitória neste período?

Disseminar a ideia do que é o Movimento Gerencial. Criamos nossa fanpage e este periódico, reformulamos nosso site, selamos parcerias relevantes, por fim, demos cara e mostramos quem somos.

Que mensagem você deixa aos Gestores e à próxima Diretoria?

A CAIXA tem mais jovens profissionais assumindo diversas posições, de mais relevância e estratégicas. Logo, nada mais indicado que eles assumirem a Direção da Entidade que os representa. A Diretoria eleita é formada por jovens Gestores, com garra e atitude. Vejo um futuro promissor à Associação. Acredito neles; são profissionais gabaritados e já passaram por diversos cargos de Gestão na Empresa. Eles quem levarão essa bandeira de uma AGECEF/SP mais forte, mais representativa, mais negociadora e mais aguerrida.