5 atos para promovermos a igualdade racial



• Respeito ao próximo sempre

Ao respeitarmos o próximo, tendemos a ser respeitados também. É a lei da reciprocidade: tratamos o próximo como gostaríamos de sermos tratados. Ponha-se no lugar do outro para compreender pontos de vista e ter empatia. Se não concordar, tente entender e reconhecer que, às vezes, duas opiniões podem construir algo novo e melhor, em vez de apenas dividi-las.


• Conscientizar para transformar

Quanto mais conhecimento e acesso à informação tivermos sobre os impactos negativos da desigualdade racial à nossa sociedade, mais força teremos para transformar e combater o racismo. Ler, estudar, perguntar e dialogar com familiares, colegas de trabalho e amigos são os melhores meios de conhecermos e nos conscientizarmos da nossa realidade.


• Educação é a base de tudo

Nós, enquanto cidadãos, devemos cobrar uma educação de base mais qualificada ao desenvolvimento humano. Pela aprendizagem essencial e igualitária, podemos avançar significativamente em conhecimento e prepararmos uma educação a crianças e jovens de todas as etnias e classes sociais, possibilitando iguais formações e carreiras profissionais.


• Denuncie

Não podemos nos calar diante de atitudes preconceituosas. Podemos denunciar com fundamento e embasamento jurídicos e chamarmos atenção de pessoas que incitem a discriminação por expressões racistas ou racismo velado. Tais comportamentos reforçam a desigualdade racial e o preconceito.


• Comece hoje

Podemos mudar as estatísticas. Podemos contribuir com um país mais igual perguntando, nos envolvendo em projetos e participando de ações promotoras desta evolução. Desejamos que a erradicação da desigualdade racial seja uma meta de todos nós e que sejamos agentes dessa mudança!



Fonte: *Cartilha Tocando no Assunto, Grupo Mulheres Do Brasil

Confira a cartilha completa: Clique Aqui