Especial Outubro Rosa:
Associados AGECEF/SP ganham descontos exclusivos em testes genéticos



Associados AGECEF/SP ganham descontos exclusivos em testes genéticos

Os associados AGECEF/SP poderão realizar testes oncogenéticos de riscos e prevenção de cânceres de mama e ovário com 20% desconto nas novas parceiras DNA Massarani e Multigene, até a primeira semana de novembro.

Aos demais exames das inúmeras áreas de investigação oferecidas pelo laboratório, desde testes nutrigenéticos para bem estar até perfis para várias condições de saúde como diabetes, risco para doenças cardiovasculares, neurológicas e psiquiátricas, dermatológicas e também para a estética sem contar os testes para farmacogenética, os descontos são de 10%.

Além disso, a geneticista, bióloga molecular e microbiologista, dra. Susana Massarani, também concede desconto de 15% em seus atendimentos.


Entrevista: os benefícios do mapeamento genético na prevenção de doenças, com dra. Susana Massarani


Quais são as inovações da genealogia à oncologia, sobretudo, na prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer de mama e ovário?

Dra Susana Massarani: Hoje em dia é possível fazer o mapeamento do DNA do paciente para várias finalidades preventivas de doenças, inclusive, cânceres. Por meio desses testes, podemos determinar pequenas alterações (pequenas mesmo, de uma única letrinha do DNA) nos genes conhecidos por participarem de vários tipos de cânceres podendo ser genes que, quando não alterados, inibiriam os mecanismos que induzem cânceres. Os testes nos mostram a predisposição genética do indivíduo de desenvolver câncer. Agora, se realmente acontecerá, depende da vida do indivíduo, do que ele come, de como vive, do ambiente em que vive, se vive em ambientes poluídos, do estilo de vida etc. A pessoa mesmo carregando os genes de risco, podem nunca apresentar o câncer fazendo alterações no seu dia a dia. Mesmo quando a pessoa tem alta predisposição genética a certo câncer, ela pode preveni-lo. A alimentação é uma excelente forma de modular nossos genes bem como a forma que vivemos. Se for detectada uma predisposição, além de mexer no estilo de vida, aquela pessoa deve ser monitorada de forma mais específica também mais frequente de maneira que, mesmo que algum câncer se desenvolva, esse será detectado e tratado o quanto antes aumentando demais a chance de cura.


Como funciona o mapeamento genético para diagnóstico da predisposição a cânceres?

Dra Susana Massarani: O mapeamento genético para os cânceres de mama e de ovário é feito assim como para os demais testes genéticos com os quais eu trabalho. Após uma conversa e a anamnese do paciente, determinamos qual teste é importante e se realmente é necessário um teste para esse fim. O kit de coleta da amostra é enviado direto para o domicílio do paciente onde será feita a autocoleta com todas as instruções do material genético da mucosa da bochecha. Fácil, rápida, segura e completamente indolor.


Quais os benefícios deste procedimento aos pacientes e médicos?

Dra Susana Massarani: A prevenção e a assertividade são os melhores benefícios. Não trabalho só com testes que previnem esses e outros cânceres, há testes para predisposição a várias doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, doenças psiquiátricas, neurológicas, doenças autoimunes, doenças da pele, farmacogenética, dor de cabeça e enxaqueca e até com a finalidade cosmética para citar alguns. Essa ferramenta é muito acurada por se tratar do DNA e do sequenciamento de última geração possibilitando que o médico e outros profissionais de saúde, tais como nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, personais e treinadores físicos, possam determinar de forma assertiva o que exatamente fazer para que aquele indivíduo receba a melhor abordagem com base no DNA. Não serão necessários mais tentativas e erros.


Que casos a doutora indica a realização do teste genético?

Dra Susana Massarani: Dos testes voltados para cânceres, eu aconselho quando houver histórico familiar destes e outros cânceres.


Quem pode realizar?

Qualquer pessoa. Os testes genéticos podem ser realizados a partir dos 6 meses de idade. Como é DNA, este não será modificado ao longo da vida e, por isso, um teste de DNA é feito uma única vez na vida. Há testes abrangentes nos quais é possível determinar a predisposição genética não só para um corpo esbelto como também para várias doenças.


Como saber qual tipo de exame é mais indicado?

Dra Susana Massarani: A pessoa interessada em fazer um teste genético deve procurar um profissional de saúde como um médico, um nutricionista, um geneticista e outros aptos a indicar o melhor teste, se realmente necessário e a interpretá-lo. Se o profissional não souber interpretar o laudo, não tem muito valor.


Como solicitar o teste?

Dra Susana Massarani: O profissional faz a solicitação do teste para o laboratório, o paciente paga para o laboratório e o kit de autocoleta chega na casa do paciente. O kit com o material coletado volta para o laboratório e depois de 15 a 45 dias úteis, o laudo sai e o profissional que solicitou o teste atende o paciente.


Este teste substitui os demais exames como autoexame de câncer de mama e Papanicolau?

Dra Susana Massarani: De jeito algum. O teste genético nos mostra o que está "escrito", o genótipo. O genótipo nos mostra o que é possível acontecer com o indivíduo, mas o que acontecerá, que é o fenótipo, depende de como o paciente viveu a vida até aqui. Os testes de imagem, bioquímicos, o autoexame, o Papanicolau e outros, nos mostram então o fenótipo. Temos sempre que acompanhar o que o paciente está expressando. Com um teste genético a gente prevê, com os demais testes a gente vê o que realmente está ocorrendo no momento. As duas coisas são imprescindíveis para a prevenção e o controle das doenças.


O mapeamento genético também pode ser útil na investigação de outras doenças ou outros cuidados preventivos com a saúde como nutrição e condicionamento físico?

Dra Susana Massarani: Sim e muito. Imagina você ter um plano alimentar baseado no seu DNA que é único? Sem mais tentativas e erros, sem tirar alimentos por estarem em voga, sem restrições alimentares sem necessidade, sem dietas da moda e suplementos, se necessários, só aqueles que realmente funcionarão serão prescritos para você. São determinadas intolerâncias, sensibilidades, não será preciso gastar com aquilo que acham que dá certo para algumas pessoas, mas para você não, além de prevenir vários tipos de doença. Imagina também que com um teste esportivo é possível treinar para seu esporte focando nas suas dificuldades e nas suas facilidades genéticas? Atletas que treinam tudo certo com suas equipes e com treinadores de referência, mesmo assim, não atingem seus objetivos e muito menos um pódio? Nem todo treino serve para todo mundo.


Fale sobre nossa parceria que concede condições exclusivas para a realização do teste na DNA Massarani.

Dra Susana Massarani: Com essa parceria da DNA Massarani e a Multigene com a AGECEF SP serão concedidos descontos para vocês. Nesse mês de outubro e até a primeira semana de novembro, será concedido um desconto de 20% nos testes de câncer de mama e de câncer de ovário. Os demais testes da Multigene, cujo diretor é o Dr Marcelo Sady, terão o desconto de 10%. É possível que sejam concedidos também descontos sazonais que serão avisados para vocês. Meus atendimentos como a primeira consulta e o aconselhamento genético para o paciente com o profissional, seja médico, nutricionista ou outro profissional de escolha do paciente ou encaminhado por mim, terão 15% de desconto para os associados.