DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Sair no PDVE – que decisão difícil!

A CAIXA pretende enxugar o quadro de empregados e então abriu em fevereiro último o PDVE – Plano de Demissão Voluntário Extraordinário, muitos colegas me procuraram pedindo opinião sobre sair ou não, essa é uma decisão bastante difícil de tomar e muito pessoal. Depois de 20, 30 anos de empresa, essa decisão não deve ser tomada apenas por motivação financeira, tem que se pensar: o que farei de agora em diante! A saída sem planejamento é muito abrupta, e as consequências podem ser devastadoras.

Por este motivo, sua saída deve ser bem pensada. O que você fará no dia seguinte ao seu desligamento? Aquela rotina diária, como você vai dar conta de viver sem ela? Cada um deve começar a pensar nisso pelo menos uns cinco anos antes, assim a decisão é mais suave. Você está preparado para deixar de encontrar aqueles colegas, não enfrentar aquele estresse tão incômodo, mas que você está tão acostumado.

O importante é fazer, em primeiro lugar, um planejamento financeiro. Diminua suas dívidas, veja se elas irão caber no seu novo orçamento. Depois reflita sobre o que vai fazer, muitos dizem que não farão nada, vão cuidar dos netos, do cachorro, frequentar academia, passear no shopping, etc. Outros pretendem utilizar suas experiências adquiridas ao longo dos anos, a fim de auxiliar na formação de novos profissionais. Há ainda aqueles que preferem abrir um negócio, empreender e também os que afirmam que vão estudar. Essas foram as declarações que mais ouvi.

Seja qual for a sua pretensão, prepara-se! Saia com a consci ência tranquila e certo de que está tomando a melhor decis ão. E o mais importante: vá lá ser feliz!

Eu ainda não estou preparado para tal aventura, por isso permaneço por aqui.

Forte abraço àqueles que estão de saída. Desejo sucesso nesta etapa.

Nilson Moura - Presidente da FENAG