DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Liderança é um esporte de contato – parte 1

Esta é uma frase incrivelmente verdadeira.

Como esporte de contato, a liderança tem suas regras e principalmente seus segredos. Vou dar algumas dicas fundamentais para você se sair bem neste “desafio”. Creio que as coisas funcionam melhor quando são simples e práticas. Inclusive, o espaço onde faço sessões de coaching chama-se Pratikamente.

Siga o passo a passo:

1 – Pergunte o seguinte. “Como posso melhorar em relação a você?” Simples assim! Muitas vezes tentamos criar estratégias e ter ideias para sermos melhores, mas a dica é – pergunte.

Pra quem? Comece em sua casa. Pergunte para seus filhos “Como posso melhorar como pai (ou mãe)? Pergunte para seu marido, esposa, companheiro ou companheira. Como posso melhorar? Indague os seus liderados, os seus iguais e os seus chefes. É muito mais fácil, rápido e assertivo do que você tentar adivinhar.

2 – Ouça o que eles dizem. Fique de boca fechada. Nessas horas temos a tendência de racionalizar e contra argumentar. Controle-se, não discuta, pois a sua opinião não interessa nessa hora. Simplesmente ouça. É a mais pura verdade da outra pessoa.

3 – Pense e respire. No nosso mundo louco queremos fazer sempre e cada vez mais rápido. Tomamos iniciativas sem pensar. Geralmente dá problema! Mais que pensar, reflita profundamente sobre o que está ouvindo. A outra pessoa está lhe direcionando, como num GPS, o melhor caminho para chegar até ela.

4 – Agradeça pelo que ouviu. É isso mesmo agradeça, seja humilde. Vivemos com a cabeça quente e sem a atitude de gratidão.

Lembre-se, muito mais importante do que você fala, é o que você faz. Em breve a parte 2!

Como Coach de Carreira, nos últimos dois anos, tenho atendido líderes e gerentes (muitos deles da CAIXA). Todos estão fortemente desafiados a fazer sempre mais com menos. A pressão vem de todos os lados e a tendência é imaginar que exista uma única solução para tudo.

Minha experiência tem demonstrado que o trabalho de autoconhecimento precede ao crescimento que se almeja. O reconhecimento das habilidades pessoais, dos pontos a serem desenvolvidos, aliados a uma agenda positiva de desenvolvimento é o caminho ideal, mas há um grande desafio.

Todos precisam de ajuda para isso e esta é a minha Missão.

Gosto muito da frase – “se quiser ir rápido vá sozinho, se quiser ir longe vamos juntos”

Por Álvaro Corrêa Jr.