AGECEF/SP vai à ALESP em defesa da CAIXA

Audiência pública debateu a função dos bancos públicos no Brasil.

Em defesa da CAIXA 100% Pública, o presidente da AGECEF/SP, Ed Marcos Saba, participou ontem à noite, sete de novembro, da audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo que debateu o papel dos bancos públicos no País. O encontro reuniu lideranças políticas e representantes de entidades associativas e sindicais da categoria.

Com a palavra, Ed defendeu a manutenção da CAIXA 100% Pública e ressaltou a importância das entidades nesta luta: “A única palavra que descreve este momento é união; união das entidades associativas e sindicais em defesa dos bancos públicos. A CAIXA proporciona às pessoas a possibilidade da casa própria e se não a tivermos mais como 100% Pública não daremos mais essa oportunidade à população. Desde 2009, somente aqui, no estado de São Paulo, o programa “Minha Casa, minha Vida” concedeu quase 20 mil unidades habitacionais. Vemos o brilho no olhar das pessoas ao assinarem o contrato de sua casa tão sonhada e que, para a maioria dos brasileiros, parece ser inatingível. É um sentimento indescritível ver o sonho de ter um teto de verdade realizado com a ajuda de um banco e do governo. Isso é o que nos motiva a trabalhar todos os dias: realizar sonhos. Além disso, o crédito gera desenvolvimento. No momento de crise, os bancos recusavam créditos às micro e pequenas empresas e, nós, a CAIXA, fornecíamos, gerando emprego e renda à população. Por isso, mais do que nunca, precisamos nos unir. A AGECEF/ SP está à disposição com a prerrogativa de união sempre”.

A ex-presidente da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho, e o presidente da FENAE, referenciaram a declaração de Ed em seus discursos sobre a necessidade de manter a união das entidades: “Assim como declarou nosso colega da AGECEF, a fase agora é de união, independente da posição partidária na política brasileira, cada um com suas convicções. Vamos voltar nosso olhar ao patrimônio público que está sendo desmontado”, afirmou Jair Pedro.

Comitê e campanha nacional em defesa da CAIXA 100% Pública

A audiência integra um amplo movimento em defesa das empresas públicas em todo o País com debates, audiências e criações de várias frentes, do qual o Comitê Nacional em Defesa da CAIXA participa com a campanha recém-lançada “Defenda a CAIXA você também”, e visa à instituição de uma Frente Parlamentar Estadual, como a Frente Mista criada no Congresso Nacional que reúne deputados federais, senadores, representantes dos movimentos sindical, social e associativo.

O impacto das privatizações nas políticas de desenvolvimento nacional também foi pauta de audiência pública no Senado Federal anteontem à noite, seis de novembro.

A ofensiva do governo federal em detrimento das empresas públicas tem avançado como o decreto que criou o regime especial para a venda de empresas de economia mista publicado na última terça-feira, dia 1º, véspera de feriado.