Palavra do Presidente: Dia Nacional em Defesa da Caixa 100% Pública

Hoje é o Dia Nacional em Defesa da Caixa 100% Pública e contra o PLS 555, projeto que transforma todas as autarquias, empresas estatais e de economia mista em S.A. Empresas dos Estados e Municípios nessas condições também são atingidas.

Vivemos um momento muito preocupante na sociedade brasileira. O discurso de que o que é público é letárgico não funciona é propagado como forma de defesa da privatização das empresas públicas. Soma-se a isso o fato da Petrobrás, maior empresa brasileira, estar no centro das denúncias de corrupção.

Como Gestores da CAIXA, sabemos o que é trabalhar em uma empresa eminentemente pública, principal agente de políticas sociais do Governo Federal, principal agente na distribuição de renda, bem como na oferta de crédito a custo baixo.

Sem mensurar o seu papel nas questões habitacionais, dentre outras. Além de tudo isso ainda atuar no mercado comoInstituição Financeira. Lembramos que o lucro auferido pela CAIXA é, em parte, repassado ao Estado, para implementação dessas pol íticas.

Transformar as empresas em sociedade anônima é um primeiro passo para abertura de capital e posteriormente a privatização.

Nilson Moura – Diretor Presidente AGECEF/SP