DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Você é um líder assertivo?

Muitas são as competências exigidas para aqueles que ocupam um papel de liderança, e certamente estas variam conforme o momento, a cultura da empresa e o perfil da equipe, mas ao meu ver há uma grande habilidade comum a todo líder, independentemente de onde ele atue, falo de Assertividade!

A assertividade está relacionada à forma como nos posicionamos e nos comunicamos, e neste caso não estou falando do “o que” comunicamos e sim o &ldquocomo”. Ser assertivo é o ponto de equilíbrio de uma comunicação, ou seja, quando transmito o que penso e acredito, me afasto da passividade, e quando faço isso de forma ponderada e sensata, me distancio, neste caso, de uma postura agressiva.

O conceito parece simples, mas no dia a dia, a prática é algo que desafia muitos líderes, pois esta competência está atrelada à autoconfiança e ao controle emocional de uma forma geral, pois por muito tempo aprendemos que ser um bom especialista, um bom técnico, nos levava ao sucesso, mas, de uns bons anos para cá, vemos que além da habilidade técnica, temos que cuidar também das comportamentais.

São elas que fazem a diferença em como um gestor conduz uma reunião com a sua equipe, uma sessão de feedback, uma apresentação de resultados aos seus pares e líder acima e por aí em diante. Um líder que possui assertividade conduz essas situações explanando o que é relevante sem agredir e nem se omitir.

Pense como vem atingindo seus resultados, qual o posicionamento que vem adotando para chegar onde almeja? Está sendo passivo, omitindo o que pensa? Está sendo agressivo, causando temor naqueles que o rodeiam? Ou está sendo assertivo, defendendo o que acredita sem agredir aqueles que estão ao seu redor.

Ser assertivo é alcançar resultados de forma sustentável, posicionando-se e mantendo relações saudáveis em um ambiente profissional que hoje ganha voz através de pessoas que desejam ser ouvidas, respeitas e valorizadas.

Andressa Miiashiro: É consultora da Lótus Talentos, Coach Executivo, Carreira e Negócios. Consultora de desenvolvimento comportamental, docente e coautora do livro O Poder do Coaching. Psicóloga, Pós Graduada em Adm em RH pela FAAP e Psicodrama – PUCSP – www.lotustalentos.com.br - (11) 99802-7267 e 99589-8006