DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

O Bambu!

Há alguns anos, realizei um treinamento para um grupo de líderes sobre resiliência. Lembro-me que na época abordei o tema através de alguns olhares. Entre tantos conceitos que estudei período, o que mais me chamou a atenção foi uma metáfora usada em relação ao bambu. O que você conhece sobre o bambu?

Eu conheço pela força, aprofundamento das suas raízes e a flexibilidade, pois possui uma alta capacidade de envergadura e movimento, sem perder o seu eixo, seu estado natural.

Talvez, você esteja aí pensando que já sabe sobre o que estou trazendo, já leu ou até fez um treinamento a respeito. Entretanto, a pergunta que gostaria de deixar é: como anda a resiliência em sua vida?

A cada dia, somos cobrados mais e mais por performance, e isto não é novidade para ninguém. A questão é: como estamos lidando com isto? Quiçá, a reflexão principal esteja em pensarmos como realizarmos nossas entregas sem nos deformarmos e perdermos nosso eixo?

Se o bambu pudesse falar, talvez ele nos pedisse para olhar a nossa base, nossas raízes, aquilo que nos nutre e é importante. O que precisamos cuidar em nossas vidas a fim de nos dar força e sustentação suficientes para lidarmos com as adversidades e pressões? Cada um terá a sua resposta, eu poderia dizer: família, amigos, espiritualidade, entre outros. Mas cada um possui o seu alicerce, então, não posso dizer por você. Conecte-se e pense o que é essencial e você não abre mão.

Flexibilidade também é uma marca do bambu e, com isto, ele traz a importância do limite, do autoconhecimento, pois ele se flexibiliza o suficiente para lidar com o contexto, identificando até onde pode ir, para não se deformar, não rachar.

Você sabe qual é o seu limite? Uma das formas de reconhecermos ou termos sinais está na nossa saúde mental e física, bem como na saúde das nossas relações pessoal e profissional.

Novamente, cada um saberá identificar essa resposta olhando para si. Por isso, deixo o convite: entre em contato com as suas necessidades e limites, assim, conseguirá conquistar resultados sustentáveis e saudáveis em todas as dimensões de sua vida.

*Andressa Miiashiro - Coach, Psicoterapeuta e Consultora

www.lotustalentos.com.br

Rua Apeninos, 400 - Metrô Vergueiro - São Paulo

(11) 99802-7267

andressa@lotustalentos.com.br*