DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Novos tempos, novas metas. O tempo é a base de tudo em nossa vida

Que tipo de sensação lhe provoca ver que os preparativos para o Natal e Ano Novo?

Parece que o tempo está voando. As crianças crescem rapidamente, os finais de semana voam, os cabelos brancos aparecem mais cedo. Exigimos tudo mais rápido. Temos cada vez mais pressa.

Em “Oração ao Tempo” Caetano Veloso afirma que o tempo é “compositor de destinos” e levanta a hipótese de fazermos um acordo com ele, o tempo. Devemos considerar esta hipótese.

Segundo estudo do Stress Management Association do Brasil (ISMA-BR) 6 em cada 10 profissionais brasileiros se definem como estressados. O Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, atrás apenas do Japão. A OMS afirma que a depressão será a doença mais comuns mundo até 2030. Ligado a isso, outra pesquisa revela que 76% das pessoas trabalham mesmo doentes e desse montante, 27% fazem isso por medo de perderem o emprego. Tudo isso sem falar em outro mal – a ansiedade.

Será que tudo isto está valendo a pena? Você deve estar pensando: “É impossível, não dá para mudar”. Será? Que tal se livrar das dificuldades e tentar dar o primeiro passo para compreender que a vida não escolhe ao acaso quem vai dar certo, mas promove aqueles que se predispõem a serem escolhidos?

Um novo ano é um convite a uma nova atitude e como cantou Ivan Lins, “depende de nós”.

É preciso reconhecer que o que passou, passou. Não adianta arrependimentos, é vital cuidar daquilo que está por vir. Cabe a você escolher ser passageiro ou piloto de sua vida. Como piloto, você tem que definir a disciplina como sua maior aliada. Este é seu grande desafio, ser comandante da sua qualidade de vida.

Antes de marcar qualquer compromisso, olhe para sua agenda 2016 e decida: tudo o que eu incluir aqui vou analisar sob dois aspectos: equilíbrio e resultado.

O primeiro nos traz tranquilidade, paz de espírito, saúde e convicção de ter realizado a coisa certa; é o conjunto de nossas 4 dimensões humanas (física, mental, emocional e espiritual). É a certeza de viver aquilo que buscamos SER.

Já o resultado é consequência, efeito, produto, decisão, lucro, carreira, bens materiais. São coisas que buscamos TER em nossa vida.

A importância que você vai atribuir a cada um desses conceitos expressa como conduzirá o seu tempo. Faça um acordo com ele.

Não vou lhe desejar um feliz ano novo mas um ano novo equilibrado.

Membro da Sociedade Brasileira de Coaching com 36 anos de atuação na Caixa Econômica Federal, 31 anos em cargos gerenciais e 11 como Superintendente. Atuou em mais de 20 cidades, especialista em formação de equipes, Álvaro Corrêa liderou times com mais de 1.300 integrantes, formando mais de 350 gerentes. Cursou Psicologia, fez os programas de gestão (ACS e APG) da Amana-Key, cursou Administração Municipal no IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal/RJ, participou de projetos de educação em diversos estados, integrante da equipe CAIXA premiada pela Presidência da República no terceiro concurso de experiências inovadoras na administração pública federal, consultor interno da Caixa Econômica Federal e fundador e CEO da Pratikamente – Barbosa Corrêa Consultoria Ltda.

Alvaro Correa Jr
Coach de Carreira e Pessoal