DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Efici ência e Inovação

Conhecer muito do Negócio, não significa ser um bom gestor, e significa menos ainda ser um bom líder. Segundo Ram Charan, papa da liderança e professor da Harvard Business School, o líder pode classificar seus desafios em 4 categorias: Inspirar, Mobilizar, Executar e Inovar.

Inspirar pessoas é mobilizá-las para a ação. Executar sem colocar a mão na massa, mas responsabilizando-se pelas entregas, e inovar... Ah inovar!

Inovar é a grande dificuldade. Alguns especialistas trabalham com três tipos de Inovação:

- Inovação exploratória: uma prática para a construção de uma visão própria do futuro por meio de cenários. De que outra forma podemos fazer o que iremos fazer no futuro?

- Inovação Incremental: também chamada de inovação marginal ou de sustentação, consiste em melhorar o que já existe. Como podemos fazer melhor o que fazemos?

- Inovação disruptiva: Produto ou serviço que cria um novo mercado e desestabiliza os concorrentes que antes o dominavam. É geralmente algo mais simples, mais barato do que já existe, ou algo capaz de atender um público que antes não tinha acesso ao mercado. Será que devemos continuar fazendo o que fazemos?

O paradoxo escondido aqui é que quanto mais restrições, mais apropriado o ambiente se torna para a criatividade.

Inovar é o caminho para sermos mais produtivos, mais capazes de lidar com a escassez de recursos (humanos inclusive) mais conscientes e responsáveis, portanto, mais serenos.

O que você vai fazer diferente daqui pra frente?

Rodrigo Caravelli
Facilitador na Mendes Miguel Educação Corporativa.
Consultor especializado em Educação e Mediação, curioso e apaixonado
por inovação e novos modelos de negócios. Foi Gerente Geral na Caixa de
2007 a 2011 – rodrigo.a@mendesmiguel.com.br / www.mendesmiguel.com.br