DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

DÊ O PRESENTE de presente

Parece óbvio, mas saúde e felicidade só aproveitamos no presente. Não adianta, é inexorável e, ao mesmo tempo, uma ótima razão para valorizarmos o presente. É bom lembrar também que somente temos poder no presente, não conseguimos mudar o passado. Também não mudamos o futuro apenas pensando nisso. No presente é onde está todo o seu poder e como cantou John Lennon “power to the people right on”. Sem a pretensão de ideias mirabolantes vou dar 5 dicas para você exercer poder no presente:

1. Eliminar distrações.

Comece pelo seu smartphone. Quantas notificações você realmente precisa ver? Quantos lembretes e mensagem de textos? Tudo isso tem que ser em tempo real? Analise tudo que desvia sua atenção. Reveja sua interação com toda a tecnologia.

2. Não deixe o medo pux á-lo para o futuro.

O pensamento obsessivo sobre o futuro é a maneira certa de perder o foco no presente. Crises políticas, econômicas, climáticas, todas são graves, mas não estão no presente. Um psicanalista com 40 anos de experiência me contou o que ele mais repete para seus pacientes: “Há um coisa que ajuda muito com a ansiedade sobre o futuro. É o agir”.

3. Esta dica vem do livro Comer, Rezar, Amar.

Elizabeth Gilbert escreve sobre uma amiga que, sempre que vê um lugar bonito, exclama, “É tão bonito aqui! Quero muito voltar um dia” “Foram necessários todos os meus poderes persuasivos para tentar convence-la de que ela já está aqui”. O truque mental é pensar em aproveitar sua vida como um holofote que você coloca o foco e saboreia o momento que está vivendo agora. Nem todos os momentos são doces, mas os que são devem ser saboreados imediatamente.

4. Use a respiração como uma pedra de toque para o momento presente.

Se você se concentrar em sua respiração, com calma e profundamente, você poderá usá-la para dirigir seu foco principal. Sua mente vai vagar e vagar, tente trazê-la para sua respiração. Fique atento para quando sua mente vagar para qualquer momento não pressente e volte o foco para sua respiração. Essa respiração profunda é como um reset mental. Você terá passado de seus pensamentos distrativos e agora poderá desfrutar do presente.

5. Diga sim.

Certa vez um monge tibetano compartilhou um segredo de uma palavra para superar a ansiedade. Essa palavra é SIM. SIM, essa coisa é verdadeira. Ou SIM, esta coisa pode ser verdade. Uma vez que você aceitar uma coisa, então poderá voltar a tomar medidas sobre ela. O que tem tirado você do presente e o que você está fazendo para voltar?

Álvaro Corrêa Júnior é Master Coach e um dos fundadores do Movimento Gerencial. O profissional desenvolve palestras aos profissionais da CAIXA com o conceito no desenvolvimento do autoconhecimento.