FENAG

FENAG tem novo presidente. Missão concluída, trabalho que continua!

Tive a honra de, nos últimos quatro anos, exercer o cargo de Presidente da FENAG, uma instituição extremamente renomada e importante para a classe gestora e também para a CAIXA. Foi um período gratificante, marcado por importantes lutas e transformações no Movimento Gerencial.

A Federação – através da atuação de uma diretoria comprometida e engajada – ganhou maior notoriedade e galgou importantes conquistas. Sim! Concluímos a nossa missão de exercer a representatividade dos gestores junto à CAIXA e à sociedade, conforme preconizado na VISÃO.

Dentre as ações que delinearam a gestão, destaco a liberação do Presidente, após negociação com a CONTRAF, para atuar exclusivamente pela FENAG. Essa disponibilidade de tempo possibilitou uma intensa dedicação para difundir os nossos propósitos e ideais. Foram realizadas visitas a 28 das 31 AGECEF ramificadas em todo o território nacional.

Laços se estreitaram por meio de reuniões, palestras, solenidades de posse e tantos outros congraçamentos que, irrefutavelmente, nos uniu ainda mais e nos fez constatar que, apesar da distância física que nos separa, somos UM, somos AGECEF, somos FENAG e, é claro... Somos CAIXA!

NA CAIXA...

Na Empresa, o nosso trabalho foi incisivo. Com argumentos bem apresentados e a sinergia gerada por objetivos comuns, ampliamos o nosso espaço para a comunicação com os Gestores, Superintendentes, Diretores e Vice-Presidentes. Nesse período, obtivemos abertura para o diálogo aberto com os três Presidentes que lideraram a Instituição: Jorge Hereda, Miriam Belchior e Gilberto Occhi. Levamos propostas e apresentamos demandas importantes a serem solucionadas.

NA REPRESENTATIVIDADE

Todavia, não nos furtamos a acionar a Empresa, judicialmente, quando os acordos tornavam-se inviáveis e os direitos da categoria, consequentemente, eram atingidos. Um claro exemplo foi, a ação judicial contra as alterações do RH 184, referente a incorporação de função gratificada.

Por diversas vezes nos reunimos com deputados e senadores a fim de dar ênfase às bandeiras levantadas pelo Movimento e defendendo a CAIXA enquanto instituição pública, forte e salutar à nação brasileira. Estávamos lá e sempre estaremos.

Consolidamos parcerias com as demais entidades representativas dos empregados e aposentados vinculados à CAIXA: Federação dos Empregados – FENAE, Federação dos Aposentados – FENACEF, Associação dos Advogados – ADVOCEF, Associação dos Engenheiros e Arquitetos – ANEAC, Associação dos Auditores – AUDICAIXA.

Ampliamos nossa participação no CONECEF, participando ativamente com proposituras concretas, que passaram a fazer parte pauta de negociações do Acordo Coletivo. Nos aproximamos cada vez mais do debate que envolve A FUNCEF, tendo agendas permanentes com os dirigentes eleitos e indicados pela patrocinadora. Tanto em visitas, quanto em abertura de espaço para que eles possam trazer informações, sobre a Fundação, em nossos eventos.

Passamos também a participar, de forma independente, dos processos eleitorais internos da Empresa e da FUNCEF. Tais medidas propiciaram com que a Federação, fosse mais conhecida e respeitada por todos. Em todos os processos obtivemos excelentes resultados, comprovando que o nosso poder de atuação está cada vez mais sólido.

NO PLANEJAMENTO

A frequência das realizações de encontros entre presidentes de AGECEF aumentaram: foi criado o Fórum de Presidentes, que junto aos dois ENAGECEF, passaram a ser quatro encontros anuais com os líderes do Movimento, momento de planejamento e elaboração de propostas. Além disso, também são realizados encontros regionais em todo o Brasil. Resultado deste trabalho de equipe! O aumento de mais de 20% nas adesões às Associações.

NA ESTRUTURAÇÃO DA FENAG

Nossos canais de mídia foram exponencialmente ampliados. Criamos o jornal da FENAG, lançamos o APP FENAG, aplicativo ágil e prático de ser acessado, basta baixar e ficar por dentro de todas as nossas notícias. Também demos cara nova à nossa fanpage, com novo design e inclusão de notícias.

Criamos ainda a empresa FENAG Educação Corporativa e Participações, iniciativa que visa, em primeiro lugar, contribuir com a Empresa, na formação e qualificação de nossos Gestores, aproveitando, inclusive, a experiência do corpo funcional especializado em treinamento e gestão, composto por líderes que já se aposentaram da Empresa.

Firmamos sociedade comercial, através da empresa citada acima, com a RDC Férias constituindo a FENAG Férias, que tem o objetivo de levar lazer, entretenimento e qualidade de vida aos Gestores, demais empregados e seus grupos de relacionamento.

COMO ATINGIMOS ESSE PATAMAR...

Isso tudo é resultado do Planejamento Estratégico, constituído em 2014. Nesse momento paramos e pensamos “quem somos?”, “ para que servimos? ”, “ representamos de fato? ”, “ para onde vamos? ”, as repostas vieram do resultado do trabalho que fizemos, congregando mais de 120 gestores para pensar o futuro da entidade. Estabelecemos os valores, a missão e a visão, que norteiam as ações estratégicas da FENAG a partir daquele momento.

QUE VENHAM GRANDES CONQUISTAS...

Quero aproveitar para desejar sucesso ao nosso novo presidente, Almir José de Sousa, que se constituiu durante minha história na FENAG, como um verdadeiro irmão. Caro amigo, de fato a tarefa é árdua, nos leva a pensar em largar em alguns momentos, não somos compreendidos em outros, cobrados em muitos... Mas lhe digo que vale a pena! Há 23 mil gestores vinculados a CAIXA e eles esperam que olhemos por eles, que atuemos em suas defesas e lhes apresentemos soluções para tantos anseios que hoje precisam de atenção. Minha missão se conclui aqui, mas o nosso trabalho, através da união, certamente continuará. Conte sempre com meu apoio!

Nilson Moura

Fonte: http://www.fenag.org.br