FENAG

FENAG E AGECEFS LANÇAM CAMPANHA CONTRA O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO AÇÕES VISAM AO ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO DA PRÁTICA POR MEIO DE MENSAGENS EDUCATIVAS.

"ASSÉDIO MORAL: A DOR INVISÍVEL É A MAIS CRUEL”, no último domingo, 30 de setembro, dia em que se encerrou a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio da CVV.

De caráter educativo, o desígnio é combater e prevenir estas distorções de conduta nas relações de trabalho por meio da conscientização dos empregados da CAIXA, inclusive estagiários e profissionais terceirizados, acerca da gravidade do problema (infelizmente, cada vez mais recorrente na Empresa), que já uma das principais causas da depressão e pode levar a vítima a situações extremas como o suicídio. A iniciativa traz um alerta de que é preciso ter cuidado permanentemente para que condutas que se caracterizam como assédio moral sejam combatidas, de forma preventiva e repreensiva.

AÇÕES DURANTE TODO O MÊS - No mês de outubro, a FENAG promoverá ações internas nas unidades da CAIXA e em suas redes sociais de orientação e incentivo à identificação, prevenção e denúncia de situações. A Federação também orientará os gestores a como lidarem com as questões de assédio para receberem e encaminharem as denúncias, além de darem suporte às vítimas. A campanha reforça o comprometimento da entidade na promoção de um ambiente de trabalho saudável onde os empregados tenham sua dignidade e integridade asseguradas.

O presidente da FENAG, Maírton Neves, destacou que “a essência da campanha é provocar uma ampla reflexão sobre o papel de cada um na construção de uma relação interpessoal saudável, de respeito e de valorização às pessoas, como forma de construir uma base edificante para o alcance dos objetivos empresariais da CAIXA”.

O Diretor de Representação Institucional da FENAG, Marconi Apolo, pronunciou-se destacando que a entidade pretende apresentar a campanha às demais entidades representativas de empregados da CAIXA e à direção da Empresa, a fim de obter engajamento de todos os envolvidos.

CENÁRIO - A Pesquisa Saúde do Trabalhador CAIXA, da Fenae, divulgada no último dia 25, ouviu dois mil empregados em maio (a maioria, 33,7%, gestores) e revelou uma realidade alarmante: um de cada três entrevistados relatou ter tido algum problema de saúde relacionado ao trabalho, mais da metade já sofreu, ao menos, uma situação de assédio moral nas relações trabalhistas somente nos últimos 12 meses e conhece algum caso de suicídio envolvendo colegas de trabalho.

O assédio moral é infração administrativa gravíssima sujeita à exoneração do cargo e, em determinadas situações, pode até configurar crime contra a honra. Denúncias – Os empregados da CAIXA vítimas de assédio no trabalho podem registrar denúncias na Ouvidoria e/ou no Departamento de Gestão de Pessoas da Empresa além do sindicato da categoria, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego. Se comprovado, o assediador poderá ser responsabilizado administrativo, civil e criminalmente.