FENAG

FENAG apresenta campanha contra assédio moral à CAIXA

Diretores também entregaram materiais a outras entidades representativas. Em nove de outubro, o Presidente e o Diretor de Representação Institucional da Federação Nacional de Associações de Gestores da CAIXA, Mairton Neves e Marconi Apolo, estiveram na Matriz da Empresa, em Brasília/DF, onde apresentaram a campanha nacional “Assédio Moral: a dor invisível é a mais cruel” ao Vice-Presidente da VICLI, Paulo Henrique Costa. O dirigente elogiou a iniciativa, manifestou apoio, reforçou a importância de combater tais desvios de conduta e defendeu a construção de um clima organizacional sadio que contribua positivamente para o alcance dos objetivos empresariais e individuais. Ao final, se dispôs a atender as demandas da FENAG relacionadas à campanha, sobretudo, às soluções de casos emblemáticos identificados.
Em seguida, Maírton e Marconi, se reuniram com o Gerente Nacional de Serviços Compartilhados de Gestão de Pessoas – GESEC, Edgard Rodrigues, que expôs alguns dados acerca da saúde dos empregados da CAIXA, se comprometeu a contribuir com as ações e sugeriu orientar as GIPES a realizarem rodas de diálogos sobre o tema.

No dia seguinte, visitaram a FENAE quando trataram do problema com o Presidente, Jair Ferreira, quem parabenizou a campanha, comentou os resultados da pesquisa encomendada “Saúde do Trabalhador CAIXA”, divulgada recentemente, e gravou um vídeo com seu depoimento. Por fim, Jair ressaltou a necessidade das entidades representativas dos empregados se unirem em defesa da Empresa.
Em seguida, se dirigiram até a ADVOCEF. O Diretor de Relações Institucionais, Carlos Castro, igualmente enalteceu a iniciativa da FENAG e gravou uma mensagem de apoio destacando alguns aspectos do problema e reforçando a relevância de discuti-lo num momento de grandes cobranças por resultados.
Logo após, os diretores da FENAG ainda seguiram até a Corregedoria da CAIXA – CORED, umas das áreas mais envolvidas diretamente com a questão. O Gerente Nacional da GEAPD, Fábio Peres Pardo, representando a Corregedora, Girlana Granja Peixoto, falou dos processos de assédio moral que correm no setor e da importância da campanha.
Neste mesmo dia, a Federação transmitiu uma live em sua fanpage no Facebook com um bate-papo entre Maírton, Marconi e a psicóloga Vera Roesler, que está assessorando a FENAG na campanha. O vídeo aprofundou o conceito do assédio moral, as maiores motivações e as principais consequências e permanece disponível na página.
O presidente da AGECEF/SP, Ed Marcos Saba, declarou o apoio das Associações paulistas e fez um alerta: “esta iniciativa é extremamente urgente, uma vez que os empregados da CAIXA, inclusive, os gestores, vem sofrendo, cada vez mais, intensas e consecutivas pressões por alcance de metas mais desafiadoras a cada ano e tais excessos estão afetando a saúde dos empregados que estão adoecendo física e mentalmente”.
O Presidente Maírton destacou a felicidade das pessoas como premissa para motivar aqueles que fazem as entidades representativas dos gestores da CAIXA a aceitarem o desafio de promover “uma campanha tão importante que envolve os mais diversos atores mobilizados para a construção de ambientes saudáveis, com pessoas felizes”. Para o Diretor Marconi, todas as reuniões foram altamente profícuas. “Não há como não destacar a iniciativa de uma entidade que representa gestores de lançar uma campanha de cunho educativo e combativo, para tratar desse tema de fundamental importância, pois tem como desafio principal a imersão de todos numa profunda reflexão sobre condutas adotadas que possam caracterizar a prática do assédio moral e/ou que estejam adoecendo pessoas”, afirmou.
A Campanha teve início no dia 30 de setembro e está sendo divulgada no site e nas redes sociais da FENAG.

Acompanhe: https://www.fenag.org.br/, https://www.facebook.com/fenag.org.br e (https://www.instagram.com/fenagcaixa).